mostra-espetacular-pro-cult-curitiba

A 1ª Espetacular – Mostra de Artes para Crianças, foi realizada no Teatro Eva Herz de Curitiba, em outubro de 2016. Foram realizadas 24 apresentações de teatro, música, dança e circo, de 15 grupos/artistas, em 10 dias de evento, para um público estimado de 1.300 pessoas (a capacidade do teatro é de 98 pessoas).

 

O projeto foi uma iniciativa independente que contou com pequenos patrocínios e apoios. Por isso, já estamos em captação para  a 2ª edição da Espetacular Mostra de Artes para crianças, que esse ano vai acontecer em um dos principais espaços culturais da cidade, o Museu Oscar Niemeyer, centro de referência artística e um dos pontos turísticos mais importantes de Curitiba, com grande circulação de público – curitibanos e turistas.

 

 

 

Destaques na imprensa e divulgação:

 

 

 

Veja como foi a programação da Mostra Espetacular em 2016:

PROGRAMAÇÃO | MOSTRA ESPETACULAR

A GALINHA PIM PIM | TEATRO | SÁBADO 01 de OUTUBRO 15h30

galinha-pim-pimA Galinha Pim Pim é um solo de teatro para crianças que aprofunda de forma poética, questões sobre nossa existência e a maternidade. A peça exibe a busca da Galinha por seu ovo perdido e, no decorrer desta aventura, ela aprende sobre como o amor pode transformar sua vida de forma positiva e levar ao caminho da felicidade.

Dramaturgia e interpretação: Olga Nenevê

Direção: Eduardo Giacomini

mostra-espetacular-comprar-agora

 

TAQUE TIQUE TÁ | MUSICA | PRÉ-LANÇAMENTO DO CD SÁBADO 01 DE OUTUBRO 18h | DOMINGO 02 de OUTUBRO 18h

taque-tiqueTaque Tique Tá é um grupo de música para crianças que foi criado com muito carinho para apresentar ao pequenos seu trabalho autoral que valoriza os ritmos brasileiros!

mostra-espetacular-comprar-agora

CIRCO RODADO | CIRCO | DOMINGO 02 de OUTUBRO 14h e 15h30

circo-rodadoA Cia. Circo Rodado tem o orgulho de apresentar um espetáculo que traz ao público as tradicionais reprises e entradas circenses, cenas que atravessam os séculos com o frescor intacto! Os palhaços Abel, Bonito, Pelúcia e Tropo oferecem a oportunidade de apreciar a palhaçaria clássica nos tempos de hoje em dia!

Concepção, direção: Cia. Circo Rodado
Produção: Nick Sourient
Atuação: Palhaço Abel (Paulo Carneiro), Palhaço Bonito (Diogo Bonito), Palhaço Pelúcia (Bruno Mancuso), Palhaço Tropo (Mateus Tropo)

O MELHOR SHOW DO MUNDO... NA MINHA OPINIÃO | CIRCO | SÁBADO 08 de OUTUBRO 15h30

girassoisA plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal… cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino adentra o local e, pedindo licença da maneira mais espalhafatosa possível, vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia e passando pelos lugares mais apertados e inacessíveis. Está na hora de vender suas pipocas ao respeitável público!

Criação e interpretação: Tiago Marques

mostra-espetacular-comprar-agora

PÁSSARO LIVRE | MÚSICA E LITERATURA | SÁBADO 08 de OUTUBRO 18h | DOMINGO 09 de OUTUBRO 18h

passaroPássaro Livre é um show cênico-poético-musical. Rosy Greca, acompanhada de Ervin Fast (arranjos e teclado) e Marcela Zanette (flauta), interpreta canções de sua autoria além de poema escritos especialmente para crianças por Cecília Meireles, Sidônio Muralha, Roseana Murray, José Paulo Paes, Elias José e Mario quintana.

Elenco: Rosy Greca, Ervin Fast e Marcela Zanette.

mostra-espetacular-comprar-agora

DIA CLARO, NOITE ESCURA | TEATRO | DOMINGO 09 de OUTUBRO 15h30

diaclaroDia Claro, Noite Escura é um espetáculo inteiramente concebido para crianças da primeira infância e foi inspirada em contos dos Irmãos Grimm. Em cena, uma costureira que dá vida a sua criação: uma curiosa boneca de pano. Esta personagem representará uma singela história que passa no decorrer de um dia, do amanhecer até o anoitecer.

Direção: Dico Ferreira

Elenco: Thayana Barbosa

O BOTO - O AMOR DE ROSAMAR | TEATRO | SÁBADO 15 de OUTUBRO 15h30

botoFesta e música conduzem essa lenda brasileira que apaixonou tantas moças em beiras de rios e mares. Amor de ROSAmar – peça inspirada na lenda do Boto Rosa – apresenta de forma poética e sensível uma dessas vezes em que ele apareceu para enamorar.

Dramaturgia: Léo Moita

Direção: Daniel Valenzuela e Jean Carlos Sanchez

Elenco: Bernardo Bravo, José Augusto Bergossi, Lari Tomass e Daniel Valenzuela

SIRICUTICO | MÚSICA | SÁBADO 15 de OUTUBRO 18h | DOMINGO 16 de OUTUBRO 18h

siricuticoAs músicas do Siricutico, ao que tudo indica, são feitas para as crianças. As apresentações do quarteto, no entanto, sempre contam com pais e mães na plateia curtindo a performance tanto quanto ou até mais que seus filhos. Siricutico é a mistura de música infantil para adultos e música adulta para crianças!

NORMAM, COMEDOR DE LIVROS | TEATRO | DOMINGO 16 de OUTUBRO 15H30

normanCansado de perguntas sem respostas e da rotina de sempre, Norman, um pequeno inseto da espécie Thysanura, decide explorar o “universo” além do pequeno mundo branco em que vive! Com uma belíssima trilha sonora criada pelo músico curitibano Luiz Sadaiti, a peça faz uma linda homenagem ao universo dos livros.

Dramaturgia e Direção: Sandro Tueros

Elenco: Camila Oldoni, Kaio Gomes, Marcio Mattos e Renata Vareschi

Coreografia: Tati Barcellos

TEREZINHA - HISTÓRIA DE AMOR E PERIGO | TEATRO | SÁBADO 22 de OUTUBRO 15H30

terezinhaTerezinha é uma colher de pau, o pai é um saca-rolha, a mãe uma panela de pipoca e o primo, Jony Boy, é uma caixa de fósforos disfarçada de príncipe medieval. Teatro de objetos, formas animadas, música e muita participação do público, nesta doce história de amor e perigo.

Texto, direção e interpretação: Renato Perré

Bonecos: Maria Luiza Marques e Renato Perré

A BOLA DO TEMPO | MÚSICA | PRÉ LANÇAMENTO DO LIVRO | SÁBADO 22 de OUTUBRO 18h | DOMINGO 23 de OUTUBRO 18h

abolado-tempoRosy Greca é compositora, diretora musical, narradora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Uma artista inspirada que canta o universo infantil com magia e sensibilidade. No musical, criado a partir das histórias do livro homônimo, ela se apresenta junto com Ervin Fast e Marcela Zanette.

A Bola do Tempo  e outras histórias para crianças

O livro é composto por quatro histórias escritas por Rosy Greca e ilustradas por Márcia Széliga e Rhavi Carneiro. As histórias: A Bola e o Tempo, Pitico e a Gata Branca, Ari Areia e Cuqui e Tintin foram concebidas para crianças de 02 a 06 anos de idade. Além de 40 ilustrações coloridas o livro traz também outras 04 para colorir. Os temas abordados possuem uma relação metafórica com o universo simbólico infantil, como a amizade, o amor, a relação entre irmãos e a disponibilidade espiritual de se viver um momento mágico e poético.

DESCOBRINDO PLAFTPET | DANÇA | DOMINGO 23 de OUTUBRO 15H30

descobrindoDescobrindo Plaftpet é a primeira investida da Descompanhia de Dança num trabalho infantojuvenil. Usando os princípios do estilo contemporâneo, música de alta qualidade e um cenário lúdico o espetáculo nos apresenta os Gruns, seres fantásticos que viajam pelo universo em busca de aventuras e caem num planeta esquisito repleto de objetos desconhecidos (um monte de garrafas de plástico!).

Direção: Juliana Adur e Cintia Napoli

Bailarinos: Peter Abudi, Raquel Bombieri e Raphael Fernandes

O CAMINHO DOS GIRASSÓIS | TEATRO | SÁBADO 29 de OUTUBRO 15H30

showFlora e Gabriel estão crescendo. A coruja senhora dos sonhos e o beija-flor mensageiro das inspirações celebram o dia-a-dia das crianças. O sol gira e com ele a pressa e os compromissos: O corre-corre na família, hora pra tudo na escola e uma cidade que cresce engolindo paisagens, casarões e seus jardins. Mas a sabedoria dos jardineiros e dos sonhos infantis anunciam um mundo melhor.

Dramaturgia e direção: Fátima Ortiz

Elenco: Pedro Bonacin, Juliana Spricigo, José Augusto Bergossi e Flora Chagas

TUPI PERERÊ | MÚSICA | SÁBADO 29 de OUTUBRO 18h | DOMINGO 30 de OUTUBRO 18h

ocaminhoO Tupi Pererê é uma trupe musical e teatral para crianças de todas as idades. O espetáculo O caminho das histórias é um musical infantil que celebra a brincadeira, o jogo simbólico, a música e as histórias do mundo que contagiaram gerações.

MORORÓ E A VAQUINHA | TEATRO | DOMINGO 30 de OUTUBRO 11h e 15H30

mororoA Mororó Cia de Teatro apresenta Mororó e a Vaquinha, um espetáculo nascido em Campina Grande – Paraíba e estrelado por Simão Cunha que busca inspiração na sabedoria das lendas indígenas e na cultura popular nordestina. 

Dramaturgia, direção e interpretação: Simão Cunha

TEATRO LAMBE LAMBE (Com a Trágica Cia de Arte) | TEATRO | TODOS OS SÁBADOS 13h às 15h e DOMINGOS 16h às 18h

Estilo de teatro caracterizado pela animação de pequenos bonecos ou objetos, figuras ou sombras acompanhada por uma história e/ou música, dentro de uma caixa (que lembra as antigas máquinas fotográficas lambe lambe que nos anos 70 eram comuns em praças do Brasil). O público, composto por apenas uma só pessoa, é convidado a colocar fones e espiar. O ator / manipulador está localizado no lado oposto da caixa e encena o trabalho, manipulando os objetos ou bonecos, a iluminação, o som, os adereços e a cenografia.
 
QUARTO DE BEBÊ
Em uma noite fria, de lua cheia, a “Bonitinha” tenta dormir. Mas quando a cidade silencia, iniciam os ruídos da casa e dos sonhos. O espetáculo ilustra de forma lúdica os terrores noturnos vivido por uma criança.
Duração: 4 min. 

FICHA TÉCNICA:. 
Concepção/direção: Inecê Gomes
Atuação: Jacques Beauvoir
Trilha Sonora: Gabriel Martins
Iluminação: Jacques Beauvoir
LIVRE
Ingresso: Pague quanto vale*

NA VARANDA
Timóteo é um velho simpático que perambula pelas ruas a oferecer seus “Consertos & Concertos”. Desta vez, ele chega numa pequena vila e oferece seus serviços de uma maneira muito peculiar. E para quem ? 
Duração: 4 min.
FICHA TÉCNICA:. 
Concepção/atuação/direção: Inecê Gomes
Trilha Sonora: Gabriel Martins
Iluminação: Jacques Beauvoir

LIVRE
Ingresso: Pague quanto vale*


*Pague quanto vale: Movimento que permite a todos ver os espetáculos independente de sua condição financeira. Ao pagar, o público estimula o artista, valora a Arte e Cultura.

ESPETACULAR | MOSTRA DE ARTES PARA CRIANÇAS | Teatro Dança Circo Música Literatura

  • Coordenação Geral e Direção de Produção: MICHELE MENEZES
  • Curadoria e Produção Artística: MAÍRA LOUR
  • Produção Executiva: GABRIELA BEBERT e LUCIANA MELO
  • Produção Técnica e Iluminação: LUCAS AMADO
  • Design Gráfico: PABLITO KUCARZ
  • Assessoria de Imprensa e Comunicação: LUCIANA MELO