A Espetacular tem em sua origem um desejo muito genuíno de resgatar a simplicidade da infância, a sensibilidade, o tempo lento das descobertas onde as crianças possam se sentir à vontade para experienciar e compartilhar momentos de diversão e poesia.
Para além da escolha da progra-mação é também muito importante pensar um conceito, uma maneira receber o público e um lugar para este acontecimento. A ideia de ocupar mais espaço, de transbordar para fora do teatro, promover mais encontros e espalhar a programação por vários lugares faz muito sentido e permite que a cidade esteja viva e presente na Mostra.
A programação traz diversos espetáculos, shows, experiências sensoriais, exposições, conversas e ações de formação e fomento da arte destinada a infância.
Praças, teatros e espaços culturais recebem atrações de alta qualidade artística que pretende envolver crianças, adultos, artistas, educadores e amantes das artes.
A Mostra também tem o objetivo de proporcionar um espaço de encontro e diálogo entre artistas, fazedores de arte para crianças, programa-dores e curadores de festivais. Para que através de ações de formação e fomento seja possível ampliar as conexões e fortalecer as articulações na criação, produção e circulação de trabalhos para criança.
Acreditamos que o contato com a arte estimula a imaginação e a criatividade, promove o desenvolvi-mento da subjetividade e permite abertura para um olhar mais sensível, curioso e questionador.
Proporcionar esse contato é, portanto, uma atitude de amor, de humanização, extremamente importante para as crianças e para a formação de uma sociedade mais igualitária, que pratique escolhas mais conscientes e responsáveis.
Seguimos certas de que esta é uma proposta que deve se manter presente na agenda cultural da cidade. Este é um evento que une diversas expressões artísticas e que se fortalece a cada dia pois entende a cultura como patrimônio fundamental da vida humana e considera a democratização da arte e o exercício de formação de plateia como ações de grande importância social.
Michele Menezes e Maíra Lour
Obs: Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do inicio do evento
10/11 – SEXTA-FEIRA | Jardim – Um Solo Poético Para Crianças
19h Abertura da Mostra Espetacular
19h30 Teatro Fernanda Montenegro
Jardim – um solo poético para crianças
TECER TEATRO – arte, educação e cultura | Curitiba PR
Teatro
O espetáculo teatral JARDIM foi construído com os pedacinhos do que somos: lembranças, descobertas, memórias e sensações. Com essa matéria criamos um pequeno mundo delicado, uma gota de orvalho solta no espaço onde a poesia se revela. Construímos uma fantasia sobre a existência, contemplando a vida e a passagem do tempo. Viver e morrer: brotar, crescer, dar frutos e voltar a ser semente.
Direção, Cenários, Figurinos e Adereços CRISTINE CONDE Produção Executiva e Atriz FABIANA FERREIRA Texto CAROLINA SANTANA Preparação Corporal e Coreografia ELIANE CAMPELLI Instrumentalização Circense MARINA PRADO Trilha Sonora ÁLVARO ANTONIO, VADECO SCHETTINI e CRISTINE CONDE Músicos ÁLVARO ANTONIO e VADECO SCHETTINI Desenho de Luz ANRY AIDER
11/11 – SÁBADO | Trupe Arnica Apresenta Rockinho | A Rainha e o Lugar
11h Espaço Fantástico
Trupe Arnica apresenta Rockinho
ARNICA CULTURAL | Curitiba PR
Musical
O projeto reúne alguns dos músicos mais ativos da cena independente da cidade e busca contar a história do rock ao longo dos anos em um “aula” dinâmica e divertida.
A idéia é proporcionar uma experiência cultural e musical para os pequenos, passando por grandes sucessos do rock’n roll desde a década de 50 até os tempos modernos, reunindo canções de artistas consagrados, como Elvis Presley, The Beatles, Pink Floyd, Nirvana, entre outros.
Texto / Dramaturgia CONDE BALTAZAR Direção TRUPE ARNICA Produção ARNICA CULTURAL/ PARNAXX Elenco CONDE BALTAZAR, JOÃO TABORDA, MARC OLAF, LILIAN SOARES e RODRIGO CHAVEZ GIANLUCCA AZEVEDO Cenário CONDE BALTAZAR Figurino ELIZA MATTA Iluminação FÁBIA Sonoplastia VANDERVAL FILHO
www.facebook.com/arnicacultural
16h Teatro Sesc da Esquina
A Rainha e o Lugar
ANDREA JABOR / Arquitetura do Movimento | Rio de Janeiro RJ
Dança com múltiplas linguagens
A Rainha e o Lugar é uma fábula contemporânea que fala das memórias de infância e da nossa relação com os lugares que ocupamos na construção de nossa identidade.”A Rainha e o Lugar” é um solo da coreógrafa e bailarina Andrea Jabor que propõe pensar sobre o corpo e seus lugares, e a importância do corpo como instrumento e símbolo de poder. É um espetáculo poético que experimenta, nos mais diversos territórios e a partir de variadas perspectivas, o sentido da figura da Rainha, desde a abelha rainha até a rainha má da Branca de Neve. A Rainha e o Lugar explora a cena multidisciplinar e constrói um universo que mistura arte e ciência, delicadeza e força, possibilidade e limite.
Concepção e Coordenação geral: ANDREA JABOR Criação ANDREA JABOR, ANA ACHCAR, FLÁVIO SOUZA, GUSTAVO GELMINI Coreografia e Interpretação ANDREA JABOR Direção Cênica ANA ACHCAR Direção de Arte e Figurino FLAVIO SOUZA Direção de Filmes GUSTAVO GELMINI Desenho de Iluminação RENATO MACHADO Seleção e Criação da Trilha Sonora ANDREA JABOR E RODRIGO MARÇAL Música Original RODRIGO MARÇAL
12/11 – DOMINGO | Cortejo com Garibaldinhos - Batucada, Criança e Cidade | Boitatá
10h Largo da Ordem (em frente ao cavalo babão)
Cortejo com Garibaldinhos – Batucada, criança e cidade
GARIBALDIS E SACIS | Curitiba PR
Carnavalesco
O Cortejo do Garibaldinhos é um espetáculo que ocorre nas ruas da Cidade, mas que na maioria das vezes acontece nas imediações do Largo da Ordem. Vozes e batucada embalam crianças e adultos num clima nostálgico que relembra antigos carnavais. O repertório traz composições autorais e as clássicas marchinhas do Carnaval Brasileiro. E sempre muito fantasiado, é claro!!!
www.facebook.com/garibaldise.sacis
16h Auditório do Colégio Positivo – Jardim Ambiental
Boitatá
BABEL COMPANHIA DE TEATRO | Curitiba PR
Teatro
A lhama Chan Chan e o tamanduá Puru, se refugiam de um dilúvio e dos assombros do Boitatá num igarapé próximo à fronteira entre Brasil e Peru. Nesse percurso acabam descobrindo o vínculo da amizade e enfrentando seus medos juntos.
Esta é uma dramaturgia que faz uso da imagem, da fisicalidade do ator e da atmosfera musical, como principais recursos para contar uma história.
Texto / Dramaturgia Direção Produção JEAN CARLOS SANCHEZ Elenco ALINE MARIA, SAULO SOUL e VIDA SANTOS Cenário RICARDO ALBERTI Figurino ANDRÉA TRISTÃO Iluminação JEAN CARLOS SANCHEZ e LUCAN VIEIRA Sonoplastia MARC OLAF e SAULO SOUL Realização BABEL COMPANHIA Preparação Corporal JULIANA ADUR Caracterização ANDRÉA TRISTÃO
13/11 – SEGUNDA-FEIRA | Leitura Espetacular
19h30 Ap da 13
Leitura Espetacular do texto Avoar em homenagem ao dramaturgo Vladimir Capella.
A convite da Mostra o diretor Carlos Moreira junto com os artistas Amanda Leal, Ciliane Vendruscolo, Cleydson Nascimento e Levi Brandão prepararam uma leitura lúdica do texto “Avoar” em homenagem ao dramaturgo Vladimir Capella. A ideia deste encontro é partir do jogo proposto pela leitura e levantar questões sobre a criação dramatúrgica para o público infantil.
14/11 – TERÇA-FEIRA | Cabaret de Variedades – Diversão e comidinhas na Casa da Flor
19h Casa da Flor Bistrô
Cabaret de Variedades – Diversão e comidinhas na Casa da Flor
Diversão e comidinhas na Casa da Flor. O Núcleo de Palhaçaria preparou uma super variedade de atrações circenses incríveis para curtir depois da aula porque amanhã é feriado!
15/11 – QUARTA-FEIRA | Feriadão Espetacular
FERIADÃO ESPETACULAR
Ópera Arte (Subterrâneo da Ópera de Arame)
14h Criando a minha própria história – Experiência com Gente que Brinca
Criação de uma história com as crianças, através de objetos dispostos pelo espaço.
Duração média: 30 minutos cada oficina
15h SHOW Tapete Encantado Cantos e Contos para Criança
ROSY GRECA | Curitiba PR
Música
O espetáculo Tapete Encantado é composto de histórias e canções narradas e interpretadas por Rosy Greca. Narrativas e canções, jogos e brincadeiras da Lírica Tradicional Brasileira envolvem o público infantil dando origem a um espetáculo interativo, espontâneo e divertido.
16h às 17h30 Experiência Foto Brincante! com Laiz Zotovici e Edu Camargo
Idealizada por Edu Camargo e Laiz Zotovici na Fotobrincante as crianças são convidadas a criar imagens, descobrir novas formas de olhar o mundo através da fotografia e novas possibilidades de interação construindo e criando à partir da realidade vivenciada, sua cultura visual e personalidade fotográfica. Observando o aluno e os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir daí apresentar diversos elementos para que o participante construa suas ideia, utilizando a fotografia como meio de expressão pessoal e artística.
Duração média: 1h30min
18h SHOW Viva o Brasil!
TUPI PERERÊ | Curitiba PR
Músical Infantil
O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas que atuam também profissionalmente como educadores, resultando em um olhar cuidadoso e afetivo para a elaboração de seus projetos artísticos voltados à infância. Ao longo de sua existência, a trupe tem se dedicado a um trabalho de pesquisa continuada sobre as brincadeiras musicais e histórias da cultura popular que povoam o imaginário das crianças. Entre os resultados desse trabalho, está o espetáculo Viva o Brasil! que é uma viagem musical e brincante pelas diferentes regiões do nosso país capaz de encantar crianças de todas as idades. De forma lúdica, o show trabalha a valorização da cultura popular brasileira, apresentando ao público uma variedade de ritmos e brinquedos cantados. Carimbó, samba, cacuriá, fandango: são algumas das estações sintonizadas ao longo dessa deliciosa viagem.
Texto / Dramaturgia GUGA CIDRAL e RAQUEL STAPASSOLI Direção Colaborativa SILVIA CONTUSRI, TINA DE SOUZA e BETO COLLAÇO Produção RENATA CUNALI Elenco GUGA CIDRAL, RAQUEL STAPASSOLI, RODRIGO FONSECA e DANIEL ARENHART Cenário AMABILE MARTON Figurino GUGA CIDRAL Iluminação e Sonoplastia WILSON LIROU
Durante todo o dia
Espaço de Leitura
Neste dia vamos montar um espaço de leitura, com arrecadação e troca troca de livros. Uma atividade que estimula a leitura, a solidariedade, o compartilhamento de livros e a preservação do meio ambiente. Funciona assim: se você trouxer um livro (infantil e não didático) pode levar outro pra casa!
Exposição “Aquarelas em cordel” da artista Celise Dalla Costa
Aquarelas da artista Celise Dalla Costa que fizeram parte da III Bienal do Sertão de Artes Visuais.
16/11 QUINTA-FEIRA | Kartas de uma Boneka viajante | Encontro Sobre Arte e Infância
15h Teatro SESI Portão
Kartas de uma Boneka viajante
Cia do Abração | Curitiba PR
Teatro
O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegrá-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, mas que estava apenas viajando. Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes.
Texto / Dramaturgia O GRUPO SOB SUPERVISÃO DE LETICIA GUIMARÃES Direção LETICIA GUIMARÃES Produção CIA DO ABRAÇÃO Elenco BLAS TORRES, KAMILA FERRAZZI e JULIANA CORDEIRO Cenário ÉLIO CHAVES e BLAS TORRES Figurino GUGA CIDRAL Iluminação EDGARD ASSUMPÇÃO Sonoplastia KARLA IZIDRO Realização CIA DO ABRAÇÃO
19h Livraria Arte e Letra
ENCONTRO SOBRE ARTE E INFÂNCIA
O que se produz e o que se consome – Reflexões sobre a mediação do adulto tanto na criação quanto na escolha da programação artística para criança.
Mediação: Ana Paula Luz e Maíra Lour
Público: mães, pais, artistas e educadores
Lançamento da Coleção Genoma de Maureen Miranda
A coleção de livros infantis GENOMA é um projeto direcionado a crianças de até nove anos, com a premissa que vai do medo a esperança, escritos de forma sutil e agradável, dentro do universo pueril, assinados por artistas brasileiros do teatro, artes, cinema e televisão. Com Maureen Miranda. Artistas e obras da primeira coleção: A abóbora Débora – Leandro Daniel Colombo, A menina do maiô verde – Fabiula Nascimento, As mil vozes do menino Noah – Carla Böhler, Carol – Leticia Spiller, Clara e a geladeira – Hilton Castro, Clara e os insetos – Leonardo Medeiros, Chico, o sonhador – Ricardo Severo Luis, O Peixeirinho – Rodrigo Ferrarini, O menino do calção laranja – Rubens Caribé, O panda Olavo – Simone Spoladore, O sumiço da Lua – Bruno Garcia, Os tios Pio, Pio-Pio e Pio-Pio-Pio – James Mcsill, Otto e a lua – Rô Milani, Raoni – Pablito Kucarz, Tommy e a borboleta – Maureen Miranda.
17/11 SEXTA-FEIRA | Entre Janelas | Atelier Curadorias do Porvir
15h Teatro SESI Portão
Entre Janelas
Tato Criação Cênica | Curitiba PR
Teatro de Animação
Inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar-se ao seu velho amigo.
Texto / Dramaturgia DICO FERREIRA e EDUARDO SANTOS Direção DICO FERREIRA Produção TATO CRIAÇÃO CÊNICA Elenco CAROLINA MAIA e EDUARDO SANTOS Cenário EDUARDO SANTOS Figurino LUCIANA FALCON Iluminação TATO CRIAÇÃO CÊNICA Sonoplastia MARCELO OLIVEIRA Confecção de Bonecos e Adereços EDUARDO SANTOS
www.facebook.com/tatocriacaocenica.teatro
14H ÀS 18H ATELIER CURADORIAS DO PORVIR
Espaço Cultural Pé no Palco
Espaço de compartilhamento e reflexão acerca das noções que envolvem as práticas de curadoria de projetos culturais e suas relações com operações artísticas e processos criativos nas artes da cena.
Convidado: Francis Wilker (CE)
Público: Produtores e realizadores de Mostras e Festivais de artes cênicas.
18/11 SÁBADO | O céu de Mahura | Achadouros
11h Teatro José Maria Santos
O céu de Mahura
IMÃ PRODUÇÕES | Curitiba PR
Teatro de Bonecos
Inspirado na mitologia africana, o espetáculo conta a história de Mahura, a filha da terra, a que tem como dom o trabalho.“O Céu de Mahura” apresenta na cena dois personagens, que cantam e empurram um veículo inusitado, carregado de diversos objetos curiosos. Enquanto separam estes materiais para reciclagem transformam este carrinho em um incrível cenário para contar a história da moça trabalhadeira. A jornada da boneca Mahura é repleta de aventuras e desafios, pois ela precisa restabelecer o equilíbrio da natureza, que foi abalado pelos excessos do dia-a-dia e da sua relação com o trabalho.
Texto / Dramaturgia, Direção e Elenco MARCIO JULIANO e RICHARD REBELO Produção MICHELLE PORTO Cenário ALECSANDER MATTOS Figurino ALDICE LOPES Iluminação EDUARDO SCHOTTEN Sonoplastia ANDREIA BERNARDINE, MARCIO JULIANO e RICHARD REBELO Realização IMÃ PRODUÇÕES Bonecos EDUARDO SANTOS
16h Espaço Obragem
Achadouros
ACHADOUROS | Brasília DF
Teatro para bebês
O ser humano e sua chegada no mundo. Vestígios de degradação ou matéria prima para criação? Um universo a ser desvendado. A percepção de si, do outro, das diversas formas de vida. A construção das relações. O poder imaginativo que leva à transformação e à reorganização da realidade.
Duas personagens convidam o público a aventurar-se com elas em seu quintal imaginário. Através de encenação poético-teatral o espetáculo conduz a uma arqueologia das memórias da infância e convida o espectador a escrever sua própria história.
Criação Coletiva Direção JOSÉ REGINO Produção PEDRO CAROCA e TIANA OLIVEIRA Elenco CAÍSA TIBÚRCIO e NARA FARIA Cenário CHICO SASSI Figurino JOSÉ REGINO Iluminação MARCELO AUGUSTO Fotografia DÉBORA AMORIM e DIEGO BRESANI Registro Videográfico e Edição FABIANO MORARI
19/11 DOMINGO | Descobrindo Plaftpet | Encerramento
11h Ruínas de São Francisco
Descobrindo Plaftpet
DesCompanhia de Dança | Curitiba PR
Dança Contemporânea
DESCOBRINDO PLAFTPET é um espetáculo de dança contemporânea para crianças de todas as idades. PLAFTPET é um lugar encantado, onde coisas esquisitas se transformam em coisas muito legais e divertidas. Um dia, os GRUNS, que são seres de outro mundo também esquisito, caíram de paraquedas no planeta PLAFTPET. Uauu! Que lugar diferente! Cheio de coisinhas estranhas!!! Os GRUNS embarcam então em uma grande aventura e para surpresa deles descobrem que essas coisinhas esquisitas podem virar muitas coisas! Eles brincam, constroem objetos, bagunçam, arrumam, dançam, se entendem e se desentendem… Nossa, quantas emoções! Eles descobrem que PLAFTPET pode ser um mundo cheio de aventuras e diversão, é só botar a mão na massa, ter muita criatividade e pronto: ele se transforma em um lugar encantado e muito, muito legal.
Texto / Dramaturgia desCompanhia de dança Direção CINTIA NAPOLI e JULIANA ADUR Produção CINDY NAPOLI Elenco PETER ABUDI, RAPHAEL FERNANDES e RAQUEL BOMBIERI Iluminação LUCAS AMADO Sonoplastia EDITH DE CAMARGO Cenário EDUARDO GIACOMINI e OLGA NENEVÊ Figurino EDUARDO GIACOMINI
16h Espaço Fantástico
Encerramento Espetacular/Bazar/Show Neco
A partir das 13h vamos fazer uma despedida espetacular no Espaço Fantástico. Além da apresentação do Circo Stopim da Cia dos Palhaços vai ter almoço, bazar e um show musical para a família toda com o músico Neco Yaros.
Gran Circo Estopim
Cia dos Palhaços | Curitiba PR
Circo/Comédia
Uma homenagem aos grandes circos que já existiram, reunindo acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles amestrados, bailarinas, homem-bala, músicos e apresentadores, todos interpretados por apenas três palhaços: Sarrafo, Tinoca e Wilson. Um grande espetáculo de circo, ou melhor, uma grande brincadeira de circo!
Texto / Dramaturgia CIA DOS PALHAÇOS Direção FELIPE TERNES Elenco ELIEZER VANDER BROCK (palhaço Wilson) FELIPE TERNES DE OLIVEIRA (palhaço Sarrafo) NATHALIA DA SILVA LUIZ (palhaça Tinoca) Cenário AORELIO DOMINGUES Figurino FABIANNA PESCARA e RENATA SCROBOT Iluminação ANRIADER DE CONTO Sonoplastia CÉLIO SAVI Colaboração Artística: Acrobacia MATIAS DONOSO e MARINA PRADO Dança BRUNA SPOLADORE Mágica MAICON CLENK Malabarismo RICARDO THOMÉ
17H Festinha de Encerramento